The Cover #01: Christiano Reis

O primeiro a ser divulgado não poderia se encaixar mais nessa nova seção. Christiano Reis é um dos principais profissionais que estão movimentando o mercado de streetwear no Brasil.

The Cover
por Caíque Nucci
Novembro, 2024

Na Complete Magazine, entendemos que nosso papel como canal de comunicação é contar histórias que inspiram e mostram o poder da criação, ajudando as pessoas a construir o que desejam ser. No entanto, muitas vezes o mercado foca no resultado final e esquece de olhar para o caminho percorrido até ali — as campanhas, ações e estratégias que transformam visões em realidade.

Acreditamos que as histórias por trás dos grandes nomes da moda, beleza, design e cultura são tão essenciais quanto os produtos e lançamentos. São trajetórias marcadas por desafios e aprendizados, moldando referências que impactam essas indústrias.

Na nova seção da Complete Magazine, The Cover, vamos além dos portfólios e currículos. Mergulhamos nas jornadas pessoais e profissionais de talentos visionários que estão redefinindo as fronteiras do possível. Queremos destacar as histórias que ainda não foram contadas — momentos decisivos, inspirações, riscos assumidos, e a paixão que guia cada decisão. Queremos mostrar ao mundo o que realmente significa ser um pioneiro.

O primeiro a ser divulgado não poderia se encaixar mais nessa descrição. Christiano Reis, ou Chris, como é conhecido, é um dos principais profissionais que estão movimentando o mercado de streetwear no Brasil. Hoje, como Brand Manager da New Era, ele e seu time cuidam de toda parte de comunicação e posicionamento da marca no país. Desde o desenvolvimento de campanhas locais 360° até alinhamentos e relatórios de dados mensais de resultados com o time global, o papel de Chris dentro da marca é um dos principais para ela continuar crescendo cada vez mais.

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No início da entrevista, Chris começou a contar sobre o começo de tudo, quando ainda estava na fase inicial de sua trajetória profissional, no momento em que decidia qual área e profissão seguir. “Desde que comecei a estudar, todos os teste que fazia me levavam para área de comunicação. Minha área e meu perfil sempre foram de humanas"

Ainda na escola, ele se sentia muito mais atraído por como divulgar um trabalho pronto do que por seu processo de desenvolvimento. "Assim que entendi que essa seria minha área, comecei a estudar comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda na FAAP, depois fiz um curso de branding na FGV e finalizei com um MBA em digital data marketing na FIAP. Mas isso já faz alguns anos,” brinca Chris, com um sorriso largo e brilho nos olhos ao falar da profissão que escolheu.

Quando ingressou na faculdade, não demorou para entrar no mercado. Ele começou a trabalhar em uma agência de publicidade, mas ainda não em algo relacionado à moda. “É engraçado voltar para essa fase da minha vida porque lembro que naquela época participei de uma campanha para um lançamento de Viagra com o Pelé. Ali, compreendi a força e repercussão que a publicidade pode ter.”

Mesmo trabalhando na agência, Chris sempre teve uma relação forte com esportes, gostando de praticar e vivenciar esse ecossistema. Com o tempo, o que era apenas lazer passou a fazer parte de sua rotina profissional. Ele foi indicado para trabalhar na Adidas, onde permaneceu por sete anos, incluindo um ano na matriz na Alemanha. "Quando saí da agência e fui para a Adidas, precisei mudar o mindset, enxergar o todo. Isso transformou meu pensamento sobre como as coisas funcionam. O esporte me levou à moda.”

A trajetória de Chris na indústria estava apenas começando. Depois de anos na marca, ele decidiu seguir no mercado de moda esportiva. Em 2011, ingressou no time de Marketing da Oakley, empresa norte-americana fundada em 1975. “Ali, tive que aprender e entender muito sobre esportes radicais. Uma dica que dou para quem quer trabalhar em uma empresa é compreender o lifestyle da marca onde está,” complementa Reis.

Após mais alguns anos na Oakley, Chris deu um salto e foi trabalhar na LVMH como Head de Marketing da Rimowa, marca alemã renomada por seus produtos de alta qualidade e design inconfundível, especialmente suas malas de viagem, ícones de luxo. "Um exemplo prático de como é preciso compreender o cenário e a marca onde atuamos: na Rimowa, desenhei estratégias e identifiquei onde encontrar meu público. Aprendi a escolher os pontos de contato para comunicar com o consumidor."

Hoje, à frente da New Era no Brasil, Chris reflete sobre sua trajetória com satisfação. Com uma vasta experiência, ele continua buscando maneiras de inovar. Em uma parceria recente com a NFL, liderou uma ativação em CGI, integrando novas tecnologias à estratégia da marca. “Esse tipo de inovação cria experiências memoráveis, e a sensação é parecida com fazer um gol em campo.” 

Para Christiano, a criatividade é um processo contínuo e ele reserva horas de seu dia para buscar novas referências e manter a mente aberta a inovações. Ele acredita que o marketing é uma área em constante evolução e que o segredo está em testar novas ideias e aprender com os resultados. Através de uma ótica fundada com experiência de mercado, ele entende que tudo é movimento. E que a moda, também não escapa disso. "A moda é cíclica. Existem comportamentos que acontecem agora em determinados grupos, que vão gerar um comportamento de consumo lá na frente”

Chris é um otimista por natureza. Ele enxerga a vida com muita empolgação, sempre com a vontade de fazer o melhor. Quando perguntei sobre um momento decisivo em sua vida, ele respondeu: “Um grande estalo que tive foi ao fazer a transição de agência para empresa. Ganhei um livro chamado Invasão de Campo, que conta a trajetória do marketing esportivo com a criação da Adidas e Puma. Esse foi um ponto de virada, porque vi pessoas comuns criando algo memorável.” E complementa: “Percebi que, às vezes, não temos todas as respostas, mas vamos testando, criando, fazendo e colhendo os melhores resultados que conseguimos.”

Ao compartilhar sua história conosco, Chris não apenas revela os altos e baixos de sua carreira, mas também inspira outros profissionais do mercado. A jornada dele mostra que o sucesso é construído a partir de desafios e lições, e que a combinação de paixão, dedicação e visão é essencial para se destacar. Com esse entusiasmo, inauguramos a nova seção da Complete Magazine, The Cover, com Christiano Reis na primeira capa em Realidade Aumentada.

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