Aconteceu no dia 10/01/2023, em uma terça-feira a temporada de Moda masculina para o inverno 23-24; que depois da pandemia foi algo inusitado; já que a temporada estava apresentando os desfiles de uma forma menor e focada no digital.
Aconteceu no dia 10/01/2023, em uma terça-feira a temporada de Moda masculina para o inverno 23-24; que depois da pandemia foi algo inusitado; já que a temporada estava apresentando os desfiles de uma forma menor e focada no digital. Mas aparentemente as grandes marcas estão aceitando bem a ideia de voltar neste formato de calendário; onde envolve importantes polos da Moda, começando com a feira de Pitti Uomo; em Florença; depois Milão; e por fim segue para Paris; encerrando no dia 22 em um domingo.
O olhar dos fashionistas não deixou passar batido os sapatos e tênis de bico quadrado, que podem ser as novas trends que as grandes casas estão trazendo. E com certeza uma tendência que vem ganhando muita força para o guarda roupa masculino. Agora, voltando a algumas temporadas atrás, quando Alessandro Michele estava à frente da Gucci; ele já vinha trazendo muito dessas referências para a maison; e nesta temporada foi apresentado também a trend no desfile da Saint Laurent com sapatos de bico quadrado com salto, para o armário masculino.
Mas com relevância do lançamento do novo tênis Nike Shox MR4, exclusivo para a marca Martine Rose, que abriu essa temporada. E ainda vamos ouvir falar muito sobre seu trabalho; lembrando que ela foi uma “convidada” da Pitti Uomo para desfilar sua marca que carrega seu próprio nome. E vale a pena ficar de olho, porque existem rumores que a designer anglo-Jamaicana irá assumir o posto de Virgil Abloh, como diretora criativa da Louis Viutton masculina.
Podemos ressaltar também o trabalho de Matthew Williams, o designer americano de 35 anos, que atualmente atua como diretor de criação da 1017 ALYX 9SM, sua marca própria esportiva de alto conceito, fundada em 2015; e também na direção de criação da Givenchy; uma das marcas de moda francesa mais prestigiadas do mundo; anunciado há dois anos pelo conglomerado de luxo LVMH. Ele apresentou sua primeira coleção para a Givenchy na Semana de Moda de Paris em setembro de 2020, recebendo elogios da crítica por sua abordagem inovadora e ousada. Desde que fundou a 1017 ALYX 9SM, ele trouxe um novo hype ao mercado, com toda essa essência do streetwear de looks totalmente monocromáticos, com uma estética futurista e sofisticada de alto padrão. E em 2018 o designer já estava fazendo um trabalho de excelência, em que a gigante Nike se sentiu segura e escolheu o estilista para sua primeira colaboração, na categoria de performance e training da marca. Além disso, ele tem uma ampla experiência na indústria da moda, tendo trabalhado como diretor criativo de Lady Gaga, também em colaboração com Virgil Abloh para Off-White; e como colaborador de longa data do designer Kanye West. Desde sua nomeação como diretor criativo da Givenchy, Williams procurou renovar a imagem da marca, incorporando elementos de sua estética pessoal e enfatizando com a inclusão e a diversidade. Em resumo, Matthew Williams é um designer talentoso e visionário, que trouxe uma nova energia e perspectiva para a Givenchy. Sua ascensão na indústria da moda é uma prova do seu talento e dedicação, e para as roupas que Williams traz em sua essência de streetwear.
E para o designer Jonathan Anderson, que assina a sua marca JW Anderson; nesta temporada segue seu estilo conceitual, com personalidade. Inspirado em seus próprios “sonhos”, onde traduziu em processo criativo, para ser o tema da coleção de sua própria marca. Já é um clássico de sua essência criativa, trazer o DNA conceitual a passarela; e desta vez não foi diferente; o designer desfilou dois modelos segurando rolos de tecido, sintetizando a produção excessiva da indústria da moda, uma mensagem bem significativa para o mundo pós pandêmico. Onde suas maiores referências para a criação, estão nas artes; criando assim soluções muito criativas e lúdicas para a marca. E na Loewe suas criações são bem únicas; a 10 anos na direção criativa da maison espanhola, especializada em couro, com um estilo super clássico, bem similar a Hermés. E desde sua entrada na Loewe ele teve bastante espaço para trazer múltiplas propostas de melhoria para a maison, elevando a identidade e posicionamento de marca, e com certa sagacidade, para com o comercial de ambas as grifes; sempre muito ligado em produto versos venda.
No mercado atual, as novas gerações são os consumidores ativos; e sabemos que o comportamento de compra mudou, que as questões de gênero se tornaram mais relevantes para as marcas, em uma nova forma de consumir mais coerente e mais consciente. Assim as marcas entenderam que em suas coleções precisam ser de extrema consciência; com foco sustentável em todas as suas cadeias de produção para com o produto e cliente final. Por isso, essa tendência ao minimalismo de uma certa consciência; conversa diretamente a esses valores e necessidades de um novo mercado e um novo público alvo. Com certeza com esse movimento entendemos que menos é mais. Depois dessa última temporada a moda está cada vez mais falando sobre vendas e o varejo de suas marcas. E tendo em mente que existem movimentos da indústria da moda, que lutam em nosso cotidiano, para validar a moda como uma forma de expressão de arte.