Do Basquete para Network Effects: A trajetória de Gregory Levi, fundador do Black H. Office

O Black H. Office nasceu como uma experiência de coworking, para que pessoas pretas se encontrem e, em um dia, trabalhem, almocem, se conectem e colaborem entre si, impactando carreiras e potencializando negócios pretos.

Inovação // To The Future
por Caíque Nucci
Agosto, 2024

Nascido em Guarulhos, ou "Guarubronx" como gosta de chamar, Gregory Levi sempre sonhou em seguir uma carreira esportiva. Desde os cinco anos, o basquete tornou-se parte essencial de sua vida, movido pelo sonho americano cultivado por seus pais. “Se você quer ir para os EUA jogar basquete, tem que falar inglês”, dizia sua mãe, um conselho que moldou seu futuro e despertou seu interesse pelas línguas e culturas estrangeiras.

Aos dez anos, Gregory começou a treinar competitivamente, mas logo percebeu os desafios de viver do esporte no Brasil. Apesar disso, o basquete o acompanhou até os 22 anos, enquanto ele buscava se sustentar em diferentes empregos.

Paralelamente, Gregory iniciou a faculdade de Comércio Exterior com a intenção trabalhar na área de internacionalização de negócios, podendo viajar pelo mundo. No entanto, a percepção de que essa não era a carreira que queria o fez abandonar a faculdade. "Deixei a faculdade, porque sabia que se continuasse, acabaria frustrado em um trabalho que não me traria satisfação." Foi então que ele encontrou uma nova paixão: as redes sociais.

Gregory Levi, Fundador e Diretor de Operações black h. office

Movido pelas Redes

Em 2016, Gregory mergulhou no mundo das mídias sociais, onde descobriu seu talento para análise de dados e netnografia. "Meu trabalho era ler os comentários, fazer relatórios e criar estratégias. A mente criativa que eu tinha começou a se tornar mais analítica." Sua curiosidade o levou a aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, growth e startups, o que eventualmente o levou a trabalhar em consultorias e empresas de publicidade e e-commerce, durante um longo período, até o conhecido "Inverno das Startups".

Foi então que em Salvador, após um layoff, Gregory teve um insight transformador: "E se existisse um espaço de trabalho para pessoas negras?". O questionamento foi parar no Twitter e acabou viralizando, fazendo com que ele percebesse que havia uma oportunidade de mercado a ser explorada. E assim, o Black H. Office nasceu.

Local Network Effects

O primeiro evento do Black H. Office aconteceu em maio de 2023, reunindo 60 participantes com histórias de dificuldades no ambiente de trabalho. A partir desse ponto, Gregory e sua equipe começaram a focar em dados para entender melhor as necessidades da comunidade negra no mercado de trabalho.

"O Black H. Office nasceu como uma experiência de coworking, para que pessoas pretas se encontrem e, em um dia, trabalhem, almocem, se conectem e colaborem entre si, impactando carreiras e potencializando negócios pretos."

O segundo evento, impulsionado por uma publicação no site Mundo Negro, atraiu 115 pessoas, consolidando o Black H. Office como um espaço essencial para o desenvolvimento de profissionais negros. Em setembro de 2023, a transição para o WeWork marcou o início de uma nova fase, onde o Black H. Office começou a criar uma rede de apoio e desenvolvimento profissional para a comunidade negra.

Hoje, Gregory enxerga o Black H. Office como uma estrutura educacional e uma plataforma de conexão e desenvolvimento, integrando tecnologia para potencializar o impacto na vida das pessoas. Com o patrocínio da EBAC e planos para um grande Summit em dezembro deste ano, Gregory continua a expandir sua visão, trazendo outras comunidades para criar um ecossistema inclusivo e próspero para todos os envolvidos. Para ele, "o Black H. Office nos fez perceber o poder que a Comunidade Negra tem e como podemos criar novos formatos de negócios e soluções para impulsionar ainda mais as relações econômicas e sociais desse grupo."

Como indicação, Gregory deixa uma frase que o inspira em diferentes momentos: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)"

Sua jornada, marcada por desafios e superações, é um exemplo de como a resiliência e a capacidade de se adaptar podem transformar sonhos em realidade.

Ler mais