Na segunda edição do The Cover, contamos a história de Cacá Joner, comunicadora, amante de marketing de moda e, principalmente, criatividade.
Na segunda edição de The Cover, contamos a história de Cacá Joner - comunicadora, amante de marketing de moda e, principalmente, criatividade. Hoje atuando como Coordenadora de Marketing da Renner, Cacá teve uma caminhada não-linear até compreender que isso é o mais importante em qualquer carreira.
Natural da região Sul do Brasil, desde cedo, Cacá sentia a necessidade de estar em ambientes criativos. Começou sua trajetória profissional estudando Arquitetura e após três anos cursando a faculdade percebeu que aquele não era seu lugar. “Quando comecei a trabalhar em projetos e desenhar, senti que não fazia sentido para mim.” A transição para o design visual com ênfase em marketing na ESPM foi um divisor de águas. Sua primeira aula, de fotografia, marcou um momento especial: “Quando o professor abriu o teto do estúdio e a luz natural entrou, me arrepiei inteira. Entendi que estava no lugar certo.”
Durante a faculdade, Cacá se destacou ao escrever um projeto científico sobre coworking, o que a impulsionou a explorar ainda mais o mercado criativo e novas relações de trabalho. Ela mergulhou em agências, fez projetos para lojas de skate e começou a se envolver com eventos e shows de rap, descobrindo ainda mais uma afinidade com o universo jovem e urbano. “Meu TCC foi sobre como criar uma obra emocional para uma marca. Esse projeto abriu portas e me levou ao marketing esportivo.”
Acesse a matéria pelo celular e clique no botão para ver a capa em Realidade Aumentada no seu próprio espaço
A moda como transformação
Um dos muitos pontos de mutação na carreira de Cacá foi sua passagem pela Melissa, onde atuou com Projetos Especiais. Entre suas realizações, liderou os eventos comemorativos de 40 anos da marca e a divulgação de uma sandália 100% reciclada, filmando todo o processo de produção no Nordeste. “Foi ali que percebi o mercado de moda de outra forma. Entendi os processos por trás das peças que vemos nas prateleiras, o que me trouxe uma perspectiva mais empática para criar estratégias de comunicação.”
Após sua experiência na Melissa, Cacá assumiu novos desafios na Renner, inicialmente como especialista em influenciadores e imprensa de moda até se tornar coordenadora da área. “O marketing de influência é sobre como traduzir mensagens em histórias. Influenciadores são canais de comunicação que amplificam as vozes das marcas.”
Hoje, Cacá coordena seu time e cuida de áreas relacionadas à marketing, comunicação, influência e imprensa de Moda da Renner Brasil, Renner Uruguay, Renner Argentina e Ashua Curve & Plus Size. Com uma visão 360 de mercado, eles são responsáveis por toda estratégia de influencia nas campanhas que vemos de lançamentos da marca em canais físicos e digitais. Entender sobre como o sistema de Moda funciona é crucial para vislumbrarmos como ele está sendo construído e se moldando para o futuro.
O caminho e a impermanência
Cacá acredita que estamos vivendo uma transformação no mercado. “O que estamos fazendo com marketing de influência hoje será estudado nos próximos anos. Vivemos em comunidades, e precisamos delas para criar e compartilhar histórias.” Inspirada pela frase de Frida Kahlo – “onde não puderes amar, não te demores” – e pela música “Construção” de Chico Buarque, ela reflete sobre sua jornada com um olhar voltado ao propósito. “Quero impactar positivamente mais pessoas ao longo da minha trajetória.”
A palavra “impermanência” resume sua visão sobre a vida e o trabalho. “Minha prima, Julia Joner, disse uma vez que faria tudo de novo se precisasse. Essa frase mudou minha percepção sobre como as coisas fluem. Estamos sempre em movimento, e é isso que nos transforma.”