TREND-FORECAST: Comportamentos Para Marcas De Moda Ficarem De Olho Em 2024

Convidamos Igor para uma entrevista e para listar os principais comportamentos para marcas de Moda ficarem de olho em 2024.

Moda // Spotted: Fashion System
Por Igor Barreto
Janeiro, 2024

Igor Barreto é carioca, tem 27 anos, formado em Estudos de Mídia. Atualmente, construiu uma comunidade do Youtube, em seu canal, onde conversa sobre moda, estilo, tendências, consumo, passarelas, comportamento e sustentabilidade de forma inteligente com seus seguidores. Ele acredita em um mercado de moda brasileiro que será revolucionado por pessoas que compartilham a informação fashion e a importância da moda para a nossa sociedade.

Convidamos Igor para uma entrevista e para listar os principais comportamentos para marcas de Moda ficarem de olho em 2024.

Como você iniciou sua trajetória na criação de conteúdo e como suas experiências acadêmicas e profissionais contribuíram para essa empreitada?

Para falar sobre o meu local hoje é necessário voltar lá nos anos 2000. E nessa época foi quando a moda começou a se fazer presente na minha vida. Minha mãe vendia roupas dentro de casa para poder complementar e ajudar nas contas da família. Nunca foi fácil. Foram vários os dias em que eu, com os meus 7 anos, aguardava as clientes trocarem de roupa dentro do meu quarto. Sem contar as inúmeras viagens que fazíamos para as compras. Com o decorrer do tempo esse trabalho informal se tornou o emprego que ela trabalha há mais de 20 anos e que tanto ajudou na minha formação. Toda a nossa família praticamente já passou, seja trabalhando em alguma loja, viajando para fazer as compras de novas coleções. Eu sabia que uma hora chegaria o meu momento, e desde 2015 venho acompanhando a minha mãe nessa jornada empreendedora em que fazemos de tudo. Eu me formei em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense. O curso foi um divisor de águas na minha carreira, pois ele iluminou e foi o instrumento para construir o meu caminho. Mesmo lá na loja, contribuindo para a moda, fazendo ela acontecer nas ruas, eu ainda me sentia sem um propósito dentro desse mercado. Foi quando cresceu dentro de mim uma visão de ajudar a democratizar a informação de moda no Brasil, e há 6 meses iniciei o meu canal no Youtube, onde uma das minhas missões é contribuir para um conteúdo mais inteligente de moda, construindo uma comunidade que, através da educação e informação, vamos valorizar cada vez mais esse mercado e principalmente a moda nacional. Eu tenho essa dor, pois eu vi diversas fábricas brasileiras que eram grandes impérios aqui no nosso país serem destruídas, e eu acredito que esse é o momento de difundir informações relevantes para usuários que estão cada vez mais críticos. Dessa forma teremos consumidores mais atentos aos valores de marca, qualidade de produto, sustentabilidade e também na conscientização do consumo. Sem contar que é através da moda que marcamos a nossa presença no mundo. E por que não transformá-la em algo cada vez mais cultural do nosso país? Quero que a moda, um dia, seja como o futebol, que tenha programa em canal aberto, que as pessoas assistam, vibrem e comemorem com os desfiles. Pode ser uma utopia, mas não custa nada sonhar.

Se você fosse descrever um cenário ideal com relação à disseminação de saberes relacionados ao universo da moda, como seria esse cenário?

Com certeza seria um cenário com diversos canais responsáveis, tecnológicos, feitos por e para a diversidade do público brasileiro. Hoje o mercado está caminhando cada vez mais para um momento descentralizado, mais horizontal e para a fortificação das tribos. Eu desejo não ser um dos poucos youtubers que abordam a moda da forma como eu abordo. Eu não imponho regras, eu ofereço caminhos e possibilidades. Quem consome meu conteúdo não está caminhando para ser mais estiloso, mas está em uma jornada fashion para desenvolver o seu próprio estilo. Não é sobre a roupa perfeita que vai fazer você conquistar o seu próximo emprego ou seu próximo amor, mas sim sobre a roupa que vai marcar o seu lugar no mundo. Gostaria que influenciadores, revistas e portais de moda disseminassem essa ideia e parassem de propagar um formato antigo de fazer conteúdo de moda que hoje não agrega, mas sim aprisiona e fecha portas para as possibilidades. E, claro, que falassem sobre tendências, passarelas, fofocas fashion e principalmente sobre consumo de forma consciente, para podermos caminhar para um futuro melhor, pois se continuarmos consumindo da forma que fazemos hoje, não haverá essa possibilidade!

Quais desafios você enfrentou após iniciar com a criação de conteúdo no youtube e como você acredita que essas situações poderiam se resolver mais facilmente por pessoas que pensam em começar nessa mesma jornada? 

Minha primeira dica é encontrar o seu propósito. E a segunda é estudar muito! Não focar seus estudos apenas sobre moda e comportamento, mas sobre a plataforma em si. Estar preparado e entender o ambiente que irá trabalhar facilitará a sua produção com qualidade. Eu só descobri que o Youtube é o melhor lugar para ser um criador de conteúdo depois que eu comecei a trabalhar com ele. Lá ninguém precisa estar 24h conectado. Você consegue planejar, executar, postar e acompanhar no seu tempo. Mas não se engane, entregar esse conteúdo não é fácil. Nunca vamos estar 100% prontos. Então acredito que o momento certo chega quando você cumpre os requisitos de estudos e pesquisa. O resto? Vamos aprendendo com o caminho. Uma coisa importante de se destacar é que canais iniciantes no Youtube não pagam os seus boletos. Por isso, uma das dificuldades que encontrei foi conciliar a minha produção para o Youtube e o trabalho no off. Só que quando você tem um propósito muito bem estabelecido, conseguimos arranjar forças e tempo para a realização bem feita das suas atividades. Temos que estar sim preparados para essa jornada, mas também precisamos saber para onde vamos e o que queremos conquistar que irá impactar nossas vidas e a das pessoas positivamente.

Para você, quais são os principais comportamentos que as marcas e empreendimentos de moda devem ficar de olho nesse ano de 2024?

Sem sombra de dúvidas investir no valor da marca. O marketing ficou por anos focado apenas nos números de clicks que a sua loja teve no Instagram. Investiu tempo e dinheiro em performance. Mas 2023 foi um dos anos que ensinaram aos empreendedores que quando a crise bate na porta, quem não tem um branding bem estruturado ficará propenso a uma maré de riscos. E para sobreviver a tempos difíceis, as marcas precisam desse marketing que molda uma reputação de longo prazo. Principalmente quando passamos por um ano que foi denominado o ano do Quiet Luxury. Uma estética que a meu ver engloba também um estilo de vida mais minimalista. Nem tão cedo essa forma de consumir irá desaparecer após diversas casas ano passado, nas quatros maiores semanas de moda, investiram no luxo silencioso ainda para 2024. Não é só sobre consumir um produto, mas vestir todos os valores que aquela etiqueta representa. As marcas podem ser vistas como pessoas, mas também como entidades que espelham a sua comunidade. O público está querendo cada vez mais ser associado àquelas que possuem princípios que agreguem à sua própria identidade. E não só isso, eles buscam por conexões cada vez mais emocionais, o que pode ser alcançado através dessa construção de branding. Suas ações devem estar alinhadas com o seu posicionamento, propósito e valores. Criando assim o despertar de sensações e vínculos tanto conscientes como inconscientes. Isso será crucial para a sua marca ser a primeira escolha de um consumidor que está tomando decisões cada vez mais aperfeiçoadas.

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