Luz, instabilidade e a fisicalidade do ar
Criada em 2016 por Ryo Kishi, ObOrO é uma instalação cinética que explora o comportamento da luz em suspensão por meio do efeito Coandă — fenômeno físico em que o fluxo de ar se curva ao redor de superfícies, desafiando a direção esperada. Na obra, esferas luminosas flutuam no espaço sem qualquer suporte físico visível, sustentadas apenas por correntes de ar e controladas por motores multifásicos de alta precisão.
Cada esfera contém um sistema autônomo com LED interno, soprador de ar e motor que define sua rotação. A movimentação é imprevisível: as esferas giram, sobem, descem e vibram em instabilidade contínua. A obra cria uma coreografia orgânica em tempo real, sensível à interação do público, que pode alterar os fluxos com simples gestos próximos — como um corpo que interfere na atmosfera ao seu redor.
ObOrO apresenta a instabilidade como linguagem visual. A obra não busca precisão, mas variação. Não oferece controle, mas condição. O que está em jogo é a percepção do efêmero e a materialização de um estado transitório, em que luz e ar se tornam elementos escultóricos.
Ryo Kishi é artista e pesquisador baseado em Tóquio. Formado em Estudos Interdisciplinares da Informação pela Universidade de Tóquio, desenvolve obras que priorizam fenômenos físicos e sensoriais em lugar de narrativas ou técnicas explícitas. Desde 2014, tem participado de exposições como Ars Electronica (Áustria), Japan Media Arts Festival, BAM Teknopolis (EUA), entre outras.
ObOrO recebeu o New Face Award no Japan Media Arts Festival em 2017 e segue em exibição em espaços que promovem o cruzamento entre arte, ciência e experiência sensorial. A obra integra o acervo da Japan Foundation e já foi apresentada em instituições como o Ars Electronica Center e a Brooklyn Academy of Music.