Combinando streetwear e alfaiataria, a Dendezeiro propõe uma visão contemporânea e diversa dessa região, desafiando estereótipos e valorizando suas raízes.
A marca baiana Dendezeiro apresentou sua nova coleção, "BRASILIANO: Filhos do Sol", durante a São Paulo Fashion Week no dia 20 de outubro. Sob a direção de Hisan Silva e Pedro Batalha, a coleção celebra a riqueza cultural do sertão brasileiro, resgatando histórias de resistência e transformação.
Combinando streetwear e alfaiataria, a Dendezeiro propõe uma visão contemporânea e diversa dessa região, desafiando estereótipos e valorizando suas raízes. Inspirada em obras literárias como Vidas Secas, a coleção reflete a resiliência do sertanejo por meio de uma estética inclusiva e criativa. Técnicas artesanais, como trançados de palha e miçangas, reforçam a conexão com o trabalho manual tradicional. Uma parceria com a Suvinil traz o tom Marrom-luxo, uma das cores do ano para 2025, representando a intensidade das tonalidades do sertão e explorando a interseção entre moda e decoração.
Predominam tons terrosos como marrom, vermelho, preto e bege, representando a conexão com a terra. A parceria com a PUMA trouxe essas mesmas nuances para os calçados, criando uma harmonia entre roupas e acessórios. Os modelos desfilaram com os tênis Easy Rider, Suede Classic e Speedcat, este último com solado baixo e estética esportiva, destacando-se como uma forte tendência do streetstyle deste ano.
O make up artist Gotham celebrou a diversidade e a identidade brasileira, destacando a autenticidade contemporânea dos homens e mulheres do sertão com uma maquiagem que realçou a pele iluminada e um bronzeado saudável, evocando o calor do sol. Tons terrosos dominaram a paleta, e os cabelos soltos refletiram a liberdade e a essência do sertão baiano.
A coleção reafirma o compromisso da Dendezeiro com a representatividade, inclusão e inovação, mantendo-se conectada às suas raízes culturais.
Fotos passarela: Marcelo Soubhia/ @agfotosite