Os móveis do designer industrial italiano Gaetano Pesce são conhecidos por espelhar formas antropomórficas.
Gaetano Pesce dispensa apresentações. Nascido no norte da Itália e criado por uma mãe solteira, Pesce estudou arquitetura em Veneza antes de mergulhar na onda de experimentação do Radical Design nos anos 1960. Enquanto muitos de seus contemporâneos se acomodaram ao gosto da burguesia, Pesce continuou a explorar novos materiais, formas e conceitos. Sua obra, orgulhosamente eclética, abrange mídia, móveis, arte e arquitetura, com projetos em locais como Bahia, Osaka e Puglia, inspirando gerações de criadores.
Os móveis do designer industrial italiano Gaetano Pesce são conhecidos por espelhar formas antropomórficas. Para a cadeira Donna, Pesce baseou seu design em figuras pré-históricas da fertilidade feminina. Esteticamente, a cadeira inclui uma bola presa, funcionando como apoio para os pés e simbolizando, segundo Pesce, o preconceito e a opressão que mantinham as mulheres em cativeiro na década de 1960.
A fabricação da cadeira Donna também era inovadora – feita de uma espuma de borracha densa, revolucionária para a época. Esta tecnologia permitia que a cadeira mantivesse sua forma sem qualquer estrutura de suporte, podendo ser embalada a vácuo e armazenada em cerca de 10% do seu tamanho original. Isso facilitava o transporte pelos clientes, que podiam ver a peça inflar novamente ao ser retirada da caixa.