A Delas Perifa hoje está sendo uma dessas pontes, nossa intenção é capacitar, informar, e conectar empreendedoras negras a esse novo ecossistema, dando oportunidade de acessar novas perspectivas e oportunidades de mercado.
Após uma trajetória como comunicóloga, trabalhando no mercado digital e como coordenadora de marketing, Luciana Sousa fundou o Delas Perifa assim que identificou a ausência de pessoas negras na Web3, a nova era digital, que já havia se iniciado com um déficit de diversidade e inclusão.
Hackeando sistemas, o Delas Perifa nasceu para ampliar o acesso e as oportunidades na tecnologia para mulheres negras via Web3, através de capacitação, informação e networking.
A Startup está no seu processo de desenvolvimento e vem realizando workshops onlines com conteúdos introdutórios sobre Web3 para mulheres negras, imersões no metaverso, abertura de carteiras digitais, além da comunidade de estudos que ampliam o contato e a participação dessas mulheres com o ecossistema Web3.
Conheça mais sobre a trajetória de Luciana na entrevista abaixo:
CM: Como surgiu o Delas Perifa? Quais foram as principais percepções que você teve para desenvolver o negócio?
Delas Perifa surgiu de uma provocação, eu trabalhava em uma startup de metaverso como Coordenadora de Marketing e estava aprendendo sobre o ecossistema web3 e esse novo universo, mas algo me incomodava, eu queria um propósito no meio disso tudo e não estava encontrando, até que comentei com meu cliente e ele disse “Se não está vendo um propósito, descubra o que está faltando e faça dele um propósito.” E aí, indo em eventos, estudando e aprendendo sobre o ecossistema comecei a sentir a ausência de pessoas negras nos espaços e nessa construção que tanto falasse sobre descentralização, mas que a informação permanecia centralizada, foi assim, entre uma provocação e um incômodo, que nasce a Delas Perifa, uma startup que vem com a missão de contribuir em uma construção de um ecossistema com equidade social e de gênero, para que de fato possa se falar sobre um sistema descentralizado em todas as suas esferas.
CM: Como você enxerga que a Web 3.0 pode auxiliar no impacto e equidade social no cenário Brasileiro? Como mulheres negras podem utilizar a próxima fase da web para se emanciparem e desenvolverem?
Vejo na web 3.0 a oportunidade real de construirmos uma nova era e deixarmos um novo legado para as próximas gerações, vejo a oportunidade de parar de construir novas evoluções e revoluções em uma estrutura colonial antiga, que só beneficia um lado e que não cabe mais, é como se tivéssemos a oportunidade de começar a sanar uma dívida histórica e isso é grandioso, por isso a importância de começarmos agora a descentralizar não só o sistema, mas as informações e as oportunidades. Realizar movimentos e ações com leis de incentivo no setor de tecnologia, podem facilitar mulheres negras adentrarem no sistema web3 e começarem a construir seus negócios e carreiras, seja com NFT (Token Não Fungível) que são ativos digitais para expandir a venda de seus produtos ou serviços, seja tornando seu sistema de pagamento ou produção mais automatizado, seguro e com menos burocracia através dos contratos inteligentes, ou tendo acesso a investimentos e empréstimos com mais facilidade e sem riscos, através do sistema financeiro descentralizado, essas são algumas das oportunidades que a web3 proporciona e que podem contribuir na vida e nos negócios dessas mulheres.
CM: Como você visualiza o futuro da comunidade Web 3.0 e como o Delas Perifa ajudará a construir ele?
Eu sou otimista quanto ao futuro da web, mas também realista com as questões sociais e culturais que enfrentamos e que regem as decisões do nosso país, como disse, vejo na web3 oportunidades grandiosas pra sociedade, principalmente no setor econômico, mas pra elas acontecerem de fato, é necessário que dentro dessa construção de uma nova era estejam envolvidas pessoas, governo, instituições que estão dispostas a criar espaços e oportunidades de negócio.
A Delas Perifa hoje está sendo uma dessas pontes, nossa intenção é capacitar, informar, e conectar empreendedoras negras a esse novo ecossistema, dando oportunidade de acessar novas perspectivas e oportunidades de mercado.
Recentemente foram lançadas as primeiras NFTs da Delas Perifa para mulheres negras que queiram participar dos próximos workshops e entrar para a comunidade.
As NFTs estão disponíveis na plataforma da Crowd Project e possui apenas 10 tokens. https://crowdproject.io/collection/delas-perifa
Para 2024, Luciana quer impulsionar empreendedoras negras no mercado web3 com algumas parcerias que estão sendo formadas, e finaliza:
"Eu acredito muito na construção em comunidade e no bem coletivo, sinto que é um sentimento ancestral que estamos resgatando. Meu propósito com a Delas Perifa é contribuir no crescimento econômico do país e na diminuição da desigualdade social e de gênero em todos os espaços, afinal, como Angela Davis sabiamente já dizia “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” Para isso, é necessário apoio e oportunidade."