A exposição, localizada no Parque Augusta, no centro de São Paulo, apresentará obras que abordam a conexão entre espécies humanas e não-humanas, incluindo fauna, flora e minerais, entre outros. A expectativa é que o evento inspire reflexões profundas sobre a interação entre diferentes formas de vida e os ambientes que habitam.
A décima terceira edição da Mostra 3M de Arte trará as obras das artistas Mônica Ventura e Karola Braga ao Parque Augusta, em São Paulo, entre os dias 26 de outubro e 24 de novembro. Os projetos das artistas exploram temas sensoriais, cosmológicos e raciais, proporcionando uma experiência única aos visitantes.
A Mostra 3M de Arte, reconhecida como um dos eventos mais importantes e duradouros do cenário artístico contemporâneo brasileiro, é produzida e idealizada pela Elo3. O evento oferece a artistas de todas as regiões do país a oportunidade de desenvolverem trabalhos inéditos comissionados. Nesta edição, o tema “Interespécies: Cruzando Mundos” será explorado sob a curadoria de Aline Ambrosio, arquiteta e pesquisadora de arte contemporânea brasileira. Ambrosio destaca a relevância do projeto curatorial para a sociedade atual.
A exposição 3M de Arte apresentará a obra "Raia", da artista visual e designer Mônica Ventura. Formada em desenho industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Ventura é reconhecida internacionalmente por suas narrativas que exploram o feminino e a racialidade, abordando a complexidade psicossocial da mulher afrodescendente em diversos contextos.
Outro destaque da mostra é o projeto "Jardim Suspenso", de Karola Braga. Nascida em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, Braga é mestranda em poéticas visuais pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em belas artes pela FAAP. Sua obra se caracteriza pela aplicação de elementos ligados à esfera olfativa, utilizando cheiros carregados de simbolismos culturais para evocar memórias, uma característica marcante de suas apresentações.
Mônica Ventura foi premiada em 2023 no Foco ArtRio e indicada ao prêmio Pipa no mesmo ano. Participou de mostras em Inhotim (MG), Centro Cultural São Paulo, Museu da Arte Moderna de São Paulo (Masp), Galeria Pastos, em Buenos Aires, e Ford Foundation, em Nova York.
Karola Braga participou da Desert X AlUla, com um trabalho comissionado pela Royal Commission for AlUla na Arábia Saudita. Foi indicada ao prêmio Pipa 2024 e selecionada para a 27ª Temporada de Projetos do Paço das Artes. Expôs na 13ª Bienal do Mercosul, no Brasil, e foi finalista na categoria Sadakichi de Trabalho Experimental com Cheiros na 9ª edição do Art and Olfaction Awards, realizado em Los Angeles. Além disso, foi indicada para o prêmio CIFO Grants & Commissions Program 2020, em Miami, e para o prêmio de Arte Bloom Weihenstephaner 2019, em Colônia.