Uma das grandes novidades desta edição é a direção artística de Rodrigo Moura, curador-chefe do Museo del Barrio, em Nova York. Com uma trajetória notável, incluindo passagens pelo Masp e Instituto Inhotim, Moura traz uma nova dinâmica à feira, estimulando apresentações solo, duo ou recortes temáticos nas galerias participantes.
A aguardada terceira edição da SP–Arte Rotas Brasileiras está prestes a começar, trazendo uma rica celebração da produção artística nacional. De 28 de agosto a 1 de setembro, a ARCA, em São Paulo, será o palco deste evento, que promete consolidar ainda mais seu espaço no calendário cultural da cidade. Com a participação de 67 expositores e cerca de 250 artistas vindos de 14 estados brasileiros, a feira apresenta uma diversidade impressionante, destacando tanto talentos emergentes quanto nomes consagrados da arte brasileira.
Segundo Fernanda Feitosa, fundadora e diretora executiva da SP–Arte, "Rotas é um mergulho na arte brasileira. Cada projeto é cuidadosamente pensado com galerias e seus artistas, resultando em um conjunto de perspectivas distintas e aprofundadas da nossa identidade. Nesta terceira edição, fica ainda mais evidente a potência e a enorme riqueza cultural do Brasil".
Novidades da Edição: Direção Artística de Rodrigo Moura
Uma das grandes novidades desta edição é a direção artística de Rodrigo Moura, curador-chefe do Museo del Barrio, em Nova York. Com uma trajetória notável, incluindo passagens pelo Masp e Instituto Inhotim, Moura traz uma nova dinâmica à feira, estimulando apresentações solo, duo ou recortes temáticos nas galerias participantes. "Rotas oferece a possibilidade de criar diálogos em torno de conceitos e noções de identidade e pertencimento", afirma Moura. Ele também foi responsável pela criação do Mirante, um setor que promete ser um dos pontos altos da feira, reunindo obras em grande escala e raramente exibidas de artistas como Tunga, Adriana Varejão e novos talentos como Jota Mombaça e Rebeca Carapiá.
Destaques e Estreias
Este ano, a feira reúne um elenco de expositores já conhecidos no circuito, como Almeida & Dale, Gomide&Co. e Millan, além de estreantes como Claraboia, Martins & Montero e Via Thorey. Entre as galerias do Nordeste, destaca-se a participação de nomes como Paulo Darzé, RV Cultura e Arte, e Lima, trazendo a riqueza cultural de regiões menos exploradas no cenário da arte contemporânea.
A feira também continua a honrar a obra de artistas brasileiros consagrados, com a participação de institutos e galerias dedicadas à preservação e disseminação de suas produções, como o Instituto Mario Cravo Neto e a coleção moraes-barbosa.
Programação e Experiências Imersivas
Além das exposições, a SP–Arte Rotas Brasileiras oferece uma série de experiências imersivas. A Casa SP–Arte, por exemplo, receberá sua primeira exposição internacional, com a galeria kurimanzutto, trazendo a obra do artista colombiano Oscar Murillo, em diálogo com ícones da arte brasileira como Lygia Clark e Hélio Oiticica.
A feira também contará com audioguias temáticos disponíveis no Spotify, elaborados por Felipe Molitor e Lucas Albuquerque, que proporcionarão uma imersão nos estandes, abordando temas como expressões religiosas e diásporas transatlânticas. No programa de conversas, os visitantes poderão participar de debates nos dias 29 e 30 de agosto, e, no dia 31, o Meet the Artist, em parceria com a revista Bravo!, permitirá um contato direto com artistas como Ayrson Heráclito e Thiago Martins de Melo.
Serviço
SP–Arte Rotas Brasileiras
Data: 28 de agosto a 1 de setembro de 2024
Local: ARCA, Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP
Horários:
- 28 de agosto: convidados
- 29 a 31 de agosto: das 12h às 20h
- 1 de setembro: das 12h às 19h
Os ingressos estão à venda no site e app SP–Arte. O aplicativo, disponível para iOS e Android, oferece acesso a todo o conteúdo da feira e à agenda cultural de São Paulo durante o evento.
A feira conta com o patrocínio master de Itaú, Vivo e Iguatemi, e apoio de marcas como Kinea, Chandon e Unipar.