GARRÉ: Como Matheus Weigel transformou sua visão em uma marca de Moda

Nascido em São Paulo e criado em uma cidade do interior, Matheus Weigel, é formado em administração e aprendeu a transformar seu sonho de ter o próprio negócio em uma marca de moda.

Moda // Other Side
por Caíque Nucci
Agosto, 2024

Nascido em São Paulo e criado em uma cidade do interior, Matheus Weigel, é formado em administração e aprendeu a transformar seu sonho de ter o próprio negócio em uma marca de moda. Esse mercado, apesar de inicialmente não ser sua área de domínio, foi o escolhido por sua identificação pessoal e vontade de explorar novas oportunidades.

Junto a Gabriel Moraes, seu sócio, os dois deram vida a GARRÉ, a marca que conquistou o coração dos apaixonados por street wear. Em entrevista para a Complete Magazine, Matheus contou um pouco sobre os desafios e principais aprendizados durante os primeiros anos da marca.

”Os primeiros dois anos foram de muito aprendizado. Eu sabia o que queria fazer e conhecia as marcas internacionais, mas precisei encontrar minha própria fórmula", conta Matheus. Durante esse processo, os dois sócios enfrentaram barreiras relacionadas à idade e à falta de experiência no setor, mas aos poucos, foram encontrando o caminho.

Hoje, a GARRÉ está presente em multimarcas, como a Working Title, e faz duas coleções por ano, com planos de ampliar para quatro a partir de 2025. Segundo Matheus "uma boa estratégia de vendas é o equilíbrio entre a venda física em multimarcas e a online no próprio e-commerce da marca". Para ele, ter um site bem estruturado é essencial para conseguir atrair mais pessoas para o ambiente digital, mas também não descarta a importância de apresentar as roupas em espaços físicos, onde as pessoas poderão tocar e sentir o caimento de cada peça em seu próprio corpo. 

Foto: Fabio Buero @fabiobuero

O processo criativo por trás das coleções da GARRÉ é meticuloso. Matheus revela que retira referências de tudo que vê ao longo do seus dias – desde fotos e objetos até anotações de ideias. "Quando crio uma nova coleção, já estou montando um moodboard de campanha para saber o que irá funcionar ou não", explica. A escolha dos temas é alinhada com a identidade da marca, enquanto o feedback de lojas e clientes guia o desenvolvimento de novos produtos, a fim de criar peças que realmente irão atender as necessidades de seus consumidores.

A colaboração com profissionais é crucial para a identidade da GARRÉ. Encontrar um fotógrafo que compreendesse a essência da marca foi um dos desafios iniciais. Fabio Buero, fotógrafo da última coleção, tem sido um parceiro importante nesse processo. "Até encontrar um fotógrafo que conseguisse entender o que eu queria passar, demorou um tempo, e precisamos testar até chegarmos onde estamos hoje", afirma Matheus.

Desafios e Visões Futuras

Apesar das conquistas, a jornada de Matheus e Gabriel com a GARRÉ ainda enfrenta desafios significativos. Com o aumento das possibilidades em canais digitais e social media, as marcas precisam entender como criar uma comunicação clara e precisa com seus seguidores, conseguindo assim, se destacar digitalmente. Além disso, aprender sobre ferramentas de marketplace online para apresentar seus produtos e coleções fotografadas também pode ser uma das chaves de virada para que o resultado apareça. "No meu caso, a primeira dificuldade logo de entrada era entender como desenvolver um produto", comenta. A escolha da Shopify como plataforma de e-commerce é uma das estratégias que tem funcionado bem para a marca, permitindo explorar o conceito de Digital Native Brands (marcas nativas digitais).

Matheus também pensa no futuro da GARRÉ com inovação e expansão. A partir do ano que vem, a marca começará a incluir produtos femininos em suas coleções, com modelagens pensadas especialmente para o público feminino. Além disso, há planos para abrir uma loja física em São Paulo, proporcionando aos consumidores uma experiência direta com a marca.

Foto: Fabio Buero @fabiobuero

Moda e Tecnologias Imersivas

Para Matheus, a relação entre moda e novas tecnologias imersivas é um campo promissor. "Toda tecnologia vem para somar", acredita. A GARRÉ planeja utilizar essas inovações para criar uma comunidade mais engajada e humanizar ainda mais a marca, mostrando os bastidores das criações e aproximando os consumidores da essência da GARRÉ. "A ideia da Comunidade é contar mais sobre quem somos e os bastidores por trás de todas as criações", explica.

Com o próximo lançamento previsto para dezembro de 2024, inspirado no mar, Matheus Weigel continua a consolidar sua marca no mercado, mesclando visão de negócios, criatividade e a busca constante por inovação.

Matheus Weigel e Gabriel Moraes

Matheus, Gabriel e a GARRÉ são exemplos de como a paixão, aliada à determinação e à criatividade, pode construir uma marca relevante e inovadora no cenário da moda brasileira.

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